Faculdade de Veterinária

Departamento de Patologia e Clínica Veterinária

O Departamento de Patologia e Clínica Veterinária da Faculdade é fundamentado no tripé ensino, pesquisa e extensão e tem importante papel na formação do médico veterinário, tendo como uma das principais atribuições o gerenciamento e adequação necessários à execução dos conteúdos das disciplinas oferecidas ao curso de Medicina Veterinária.

Além do ensino de graduação, o MCV participa das atividades de ensino e pesquisa nos cursos de pós-graduação oferecidos pela Faculdade. Do mesmo modo, projetos de ensino, pesquisa e extensão no Hospital Universitário, na Fazenda Escola e no Núcleo Experimental de Iguaba Grande.

Participa ativamente das atividades oferecidas no HUVET dentro da rotina de atendimento a animais de companhia e selvagens prestando serviços de Medicina Clínica, Cirúrgica, Laboratorial e de Imagem (radiologia e ultrassonografia), inclusive o de Anatomohistopatologia. Além disso, tutoria e preceptoria a Residência Multiprofissional de Saúde – Medicina Veterinária e Anatomia Patológica Veterinária.

Na FECM atua na coordenação de forma muito dinâmica nos setores de atendimento clínico a equídeos e ruminantes da própria fazenda e de produtores rurais sediados na região, ministrando aulas práticas e no empreendimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, notadamente o projeto Sanidade Animal.

Vinculados aos setores oferece os serviços de Cirurgia, Reprodução, Patologia Clínica e Imaginologia. Conta, ainda, com a Unidade de Pesquisa Experimental em Caprinos e Ovinos – UniPECO, inaugurada em julho de 2014, que conduz pesquisa básica e aplicada em pequenos ruminantes no âmbito reprodutivo e sanitário.

No NEIG conta com ações predominantemente voltadas à pesquisa, com enfoque nas questões ambientais, como a biodiversidade, ensino e à extensão universitária, particularmente na Educação Ambiental e práticas de cunho conservacionista.

Disciplinas:

Microscopia Avançada

Patologia Molecular

Diagnóstico por Imagem

Biotecnologia e Produção in vitro de Embriões.

Análises Clínicas

Dosagem Hormonal